PROJETO DE LEITURA

ORIENTAÇÕES SOBRE O PROJETO DE LEITURA, ESCRITA E SEMINÁRIO.
SENHORES PAIS E CAROS ESTUDANTES,
Apresentamos aos senhores, o Projeto de Leitura, Escrita e Seminário da E. E. B. Professor Sílvio Romero para o ano letivo de 2017, cuja participação é obrigatória a todos os estudantes da escola. A nota deste projeto será válida para todas as disciplinas, e sua socialização e avaliação acontecerá sempre no final de cada bimestre.
·       Leitura
O item avaliado é a quantidade de páginas lida, conforme as orientações abaixo.
  ü 6º ANO
·         Se ler 50 páginas, vale 7,0.
·         75 páginas valem 8,5.
·         100 páginas valem  10,0.
Escolha de livro livre, porém deverá ter o aval da Professora de Língua Portuguesa.
ü 7º ANO
·         Se ler 100 páginas, vale 7,0.
·         150 páginas valem 8,5.
·         175 páginas valem 10,0.
·         Escolha de livro livre, porém deverá ter o aval da Professora de Língua Portuguesa.
  ü 8º ANO
·         Se ler 175 páginas, vale 7,0.
·          200 páginas valem 8,5.
·         250 páginas valem 10,0.
Escolha de livro livre, porém deverá ter o aval da Professora de Língua Portuguesa.
  ü 9º ANO e 1ª SÉRIE
·         Se ler 225 páginas, vale 7,0.
·         250 páginas valem 8,5.
·         300 páginas valem 10,0.
Escolha de livro livre, porém deverá ter o aval da Professora de Língua Portuguesa.
  ü 2ª e 3ª SÉRIE:
·         Se ler 300 páginas, vale 7,0.
·         350 páginas valem 8,5.
·         400 páginas valem 10,0.
·         Os estudantes das 2ª e 3ª séries terão uma lista de leitura obrigatória. Logo, esses deverão escolher um livro desta lista para a leitura e se não for suficiente para completar o número de páginas poderão escolher outro livro de sua preferência.
Troca de livros
·         As trocas de livros, na biblioteca, serão realizadas nas terças-feiras.
·         Os estudantes destas turmas terão a opção de escolherem livros em outros espaços se lhe for conveniente.
    Aulas de leitura
·         Haverá uma aula de leitura por semana que deverá ser dedicada a leitura do livro ou escrita do gênero textual solicitado no projeto.
·         Se o estudante esquecer o livro, o professor da aula entregar-lhe-á um livro para a leitura daquela aula.
·         Obs.: Bônus de páginas lidas: cada 10 páginas lidas equivalem a 0,10 pontos no item quantidade de páginas.
·       Escrita
·         Cada estudante deverá ter um caderno específico para registro (devendo usá-lo em todos os bimestres, salvo se concluí-lo).
·         Os estudantes das turmas do 6º 7º e 8º ano deverão produzir um RESUMO para cada livro lido com um ou dois parágrafos de opinião;
Os estudantes serão avaliados levando em consideração os seguintes critérios:
·         Apresentou início, meio e fim;
·         Falou das personagens, do tempo e lugar (espaço);
·         Narrou o texto em 3ª pessoa;
·          Parágrafo de opinião.
·         Os estudantes das turmas do ano, 1ª, 2ª e 3ª série deverão produzir uma ANÁLISE LITERÁRIA para cada livro lido com um ou dois parágrafos de opinião;
·         Os estudantes serão avaliados levando em consideração os seguintes critérios:
·        Autoria do livro; (referência bibliográfica)
·         Enredo (resumo);
·         Narrador;
·         Personagens;
·         Tempo;
·         Espaço;
·         Análise da linguagem usada pelo autor;
·         Usou citações para provar a análise;
·         Parágrafo de opinião
·         Apresentou comentário final,(conclusão)
·         As palavras foram cuidadosamente escolhidas ao contexto;
·         Domínio da língua.
·       Seminário:
·       Cada estudante deverá apresentar o livro na frente da turma, em pé, sem uso do resumo, podendo ter o apoio do livro, sendo que todos serão avaliados pelo professor seguindo os critérios relacionados abaixo:
·         Introduziu a obra e autor com propriedade;
·         Apresentou postura e linguagem adequadas;
·         O conteúdo exposto foi proveniente de leitura anterior bem realizada;
·         A apresentação organizou-se em uma sequência lógica com unidade temática;
·         Apresentou nível de formalidade adequado ao momento;
·         Apresentou com voz alta, clara e firme;
·         Trouxe informações importantes;
·         Realizou considerações finais;
Finalizou com estilo (agradeceu...)
·          Quando o estudante ler mais de um livro, o professor escolherá o livro a ser apresentado.
·         A ordem das apresentações dar-se-á por escolha do professor.  
·         Todos os cadernos de registro deverão ser entregues ao professor no início da aula;

DEZ MOTIVOS QUE NOS LEVARAM A IMPLANTAR O PROJETO DE LEITURA EM NOSSO ESPAÇO ESCOLAR.
1.  A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente.
2. A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.
3. A leitura nos dá as palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.
4. A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e da autocompreensão.
5. Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos: com nossas crenças.
6. É possível experimentar com a leitura sem, de fato, experimentar fisicamente.
7. O ato de ler naturalmente leva a escrever e a escutar.
8. Ler eleva a autoestima.
9. A leitura desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados.
10. A leitura constrói sonhos e nos empurra à realização.









Comentários