PROJETO DE LEITURA
ORIENTAÇÕES
SOBRE O PROJETO DE LEITURA, ESCRITA E SEMINÁRIO.
SENHORES
PAIS E CAROS ESTUDANTES,
Apresentamos aos
senhores, o Projeto de Leitura, Escrita e Seminário da E. E. B. Professor
Sílvio Romero para o ano letivo de 2017, cuja participação é obrigatória a
todos os estudantes da escola. A nota deste projeto será válida para todas as
disciplinas, e sua socialização e avaliação acontecerá sempre no final de cada
bimestre.
· Leitura
O item avaliado é a quantidade de páginas
lida, conforme
as orientações abaixo.
ü
6º ANO
·
Se ler 50 páginas,
vale 7,0.
·
75 páginas valem
8,5.
·
100 páginas valem
10,0.
Escolha de livro livre, porém deverá ter o aval da
Professora de Língua Portuguesa.
ü 7º ANO
·
Se ler 100 páginas,
vale 7,0.
·
150 páginas valem
8,5.
·
175 páginas valem
10,0.
·
Escolha de livro
livre, porém deverá ter o aval da Professora de Língua Portuguesa.
ü
8º ANO
·
Se ler 175 páginas,
vale 7,0.
·
200 páginas valem 8,5.
·
250 páginas valem
10,0.
Escolha de
livro livre, porém deverá ter o aval da Professora de Língua Portuguesa.
ü 9º ANO e 1ª
SÉRIE
·
Se ler 225 páginas,
vale 7,0.
·
250 páginas valem
8,5.
·
300 páginas valem
10,0.
Escolha de livro livre, porém deverá ter o aval da
Professora de Língua Portuguesa.
ü 2ª e 3ª SÉRIE:
·
Se ler 300 páginas,
vale 7,0.
·
350 páginas valem
8,5.
·
400 páginas valem
10,0.
·
Os estudantes das 2ª e 3ª séries terão
uma lista de leitura obrigatória. Logo, esses deverão escolher um livro desta
lista para a leitura e se não for suficiente para completar o número de páginas
poderão escolher outro livro de sua preferência.
Troca de
livros
·
As trocas de livros, na biblioteca, serão
realizadas nas terças-feiras.
·
Os estudantes destas turmas terão a opção de
escolherem livros em outros espaços se lhe for conveniente.
Aulas de
leitura
·
Haverá uma aula de leitura por semana que
deverá ser dedicada a leitura do livro ou escrita do gênero textual solicitado
no projeto.
·
Se o estudante esquecer o livro, o professor
da aula entregar-lhe-á um livro para a leitura daquela aula.
·
Obs.: Bônus
de páginas lidas: cada 10 páginas lidas equivalem a 0,10 pontos no item
quantidade de páginas.
· Escrita
·
Cada estudante deverá ter um caderno
específico para registro (devendo usá-lo em todos os bimestres, salvo se
concluí-lo).
·
Os estudantes das turmas do 6º 7º e 8º ano deverão produzir um RESUMO
para cada livro lido com um ou dois parágrafos de opinião;
Os estudantes serão
avaliados levando em consideração os seguintes critérios:
·
Apresentou
início, meio e fim;
·
Falou
das personagens, do tempo e lugar (espaço);
·
Narrou
o texto em 3ª pessoa;
·
Parágrafo
de opinião.
·
Os estudantes das turmas do 9º ano, 1ª, 2ª e 3ª série deverão
produzir uma ANÁLISE LITERÁRIA para cada livro lido com um ou
dois parágrafos de opinião;
·
Os estudantes serão avaliados levando em consideração os seguintes
critérios:
·
Autoria
do livro; (referência bibliográfica)
·
Enredo
(resumo);
·
Narrador;
·
Personagens;
·
Tempo;
·
Espaço;
·
Análise
da linguagem usada pelo autor;
·
Usou
citações para provar a análise;
·
Parágrafo de
opinião
·
Apresentou
comentário final,(conclusão)
·
As
palavras foram cuidadosamente escolhidas ao contexto;
·
Domínio
da língua.
· Seminário:
· Cada estudante deverá apresentar o livro na frente da
turma, em pé, sem uso do resumo, podendo ter o apoio do livro, sendo que todos
serão avaliados pelo professor seguindo os critérios relacionados abaixo:
·
Introduziu
a obra e autor com propriedade;
·
Apresentou
postura e linguagem adequadas;
·
O
conteúdo exposto foi proveniente de leitura anterior bem realizada;
·
A
apresentação organizou-se em uma sequência lógica com unidade temática;
·
Apresentou
nível de formalidade adequado ao momento;
·
Apresentou
com voz alta, clara e firme;
·
Trouxe
informações importantes;
·
Realizou
considerações finais;
Finalizou com estilo (agradeceu...)
·
Quando o estudante ler mais de um livro, o professor
escolherá o livro a ser apresentado.
·
A ordem das
apresentações dar-se-á por escolha do professor.
·
Todos os cadernos
de registro deverão ser entregues ao professor no início da aula;
DEZ MOTIVOS QUE NOS LEVARAM A IMPLANTAR O PROJETO DE
LEITURA EM NOSSO ESPAÇO ESCOLAR.
1. A leitura estimula a memória, expandindo a
capacidade de nossa mente.
2. A leitura é
combustível inesgotável para a imaginação.
3. A leitura nos dá as
palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.
4. A leitura nos
aproxima da compreensão de mundo e da autocompreensão.
5. Ao ler, nos
deparamos com aquilo que pensamos: com nossas crenças.
6. É possível experimentar
com a leitura sem, de fato, experimentar fisicamente.
7. O ato de ler
naturalmente leva a escrever e a escutar.
8. Ler eleva a
autoestima.
9. A leitura
desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados.
10. A leitura constrói
sonhos e nos empurra à realização.
Comentários