ALUNOS DA EEB PROFESSOR SÍLVIO ROMERO CONSTRÓEM MINI CIDADE



Maquetes de construções são  muito utilizadas no campo da engenharia civil e arquitetura, pois é inerente ao ser humano o desejo de  visualizar como ficará a edificação almejada. Não obstante, assim também o é no que concerne a contextualização entre  teoria e prática no contexto escolar, uma vez que as simulações podem assumir uma função importante no ensino, sendo utilizadas como modelagens ou representações de sistemas ou fenômenos que são impossíveis de serem reproduzidas pelos estudantes em sala de aula.

            Dessa forma, através da construção da mini cidade os alunos dos terceiros anos matutino e noturno da EEB Professor Sílvio Romero de Bom Jesus do Oeste, coordenados pela professora de Matemática Angelita Schmitt  em um trabalho conjunto com os demais professores da Unidade Escolar procuraram relacionar conceitos matemáticos, biológicos, geográficos, físicos, linguísticos dentre outros, destacando-se em especial, os aspectos relacionados a geometria,  plano diretor, mobilidade urbana, sustentabilidade, educação, lazer e esporte. Enfim, a maquete possibilitou ao aluno uma visão macro de um determinado contexto, possibilitando a integração de diferentes conceitos, percepção esta que a princípio seria prejudicada se abordada através dos meios tradicionais de ensino.

            Destaca-se ainda, que além da construção da minicidade, os alunos do terceiro ano noturno construíram um Galpão para confeccionar a referida maquete.  Conforme destaca a professora Angelita, responsável pelo projeto, "independentemente de quem partiu a ideia a concretização de um projeto dessa magnitude a nível de Ensino Médio só se tornou possível graças ao empenho dos educandos e a colaboração de todos os professores".  v





Comentários

NTE Maravilha disse…
Parabéns aos professores, estudantes, equipe gestora...todos que de alguma forma contribuíram com esse projeto bem audacioso! A minicidade ficou maravilhosa!