Registro das ações de Educação Alimentar e Nutricional

Registro de Ações de Educação Alimentar e Nutricional – Portaria nº16 de 26/05/2015

Nome do Responsável pelo Projeto: CRISTIANE DA SILVA SANSIGOLO
Função na Escola: Diretora
Nome do Projeto: Alimentação e Estilo de Vida Saudável
GERED: 2ª - Maravilha                            Município: Bom Jesus do Oeste        U.E.: Santa Catarina     Modalidade de Ensino: Regular                        Etapa de Ensino: Ensino Fundamental e Médio

1.Objetivos do Projeto:
Geral - Desenvolver ações permanentes que visem à promoção da saúde integral dos estudantes, e adoção de prática, hábitos alimentares e nutricionais saudáveis, considerando os costumes local e regional, incentivando o cultivo de hortaliças e especiarias para complementação da merenda escolar;
Específicos – Orientar os alunos na preservação, limpeza do ambiente escolar e seu entorno; Desenvolver através de diversas áreas do conhecimento, um olhar crítico para a diversidade cultural de preservação ambiental e criar situações em que os conhecimentos são usados como instrumento de compreensão da realidade; Estimular o cultivo de hortaliças e temperos na horta escolar para complementar o cardápio da merenda escolar; Monitorar a situação nutricional dos educandos para que tenham mais saúde e disposição para as tarefas escolares; Adotar comportamentos que contribuem para a boa prática de produção e manipulação dos gêneros alimentícios vindos da horta escolar; Propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito ao meio ambiente; Realizar palestras e debates para a conscientização do tema: alimentação saudável e sustentabilidade; Saber escolher os alimentos necessários para uma alimentação nutricional e saudável; Estimular o cultivo orgânico de hortaliças e temperos diversos para o consumo da comunidade escolar; Estimular o cultivo de chás e os estudos que os envolvem, bem como suas indicações.

2. Descrição das atividades desenvolvidas: 
5 de abril: realização de seminário sobre alimentação e sustentabilidade;
11 de abril: envolvimento interdisciplinar para separação do lixo (orgânico/inorgânico);
14 de abril: início da compostagem do lixo orgânico produzido na escola;
25 de abril: organização dos canteiros e plantio das mudas de temperos, hortaliças e chás;
03 de maio: semana de limpeza dos canteiros para retirada de ervas daninhas;
09 de maio a 20 de junho: cuidados com os canteiros e plantas (hortaliças, temperos e chás);
A partir de 01 de junho, colheita das hortaliças, temperos e chás para ser usado na preparação da merenda escolar e consumo da comunidade escolar.

3. Objetivos alcançados com o projeto:
Planejamento das atividades, escolha do local mais apropriado para formação dos canteiros com auxílio dos técnicos da EPAGRI, APP, Professores e Estudantes; Palestra e debates para a conscientização do tema: alimentação saudável e sustentabilidade, com o auxílio dos profissionais da EPAGRI, Secretaria da Agricultura e Secretaria da Saúde; Trabalho nas salas sobre técnicas culturais, fertilidade do solo e tratos culturais; Técnicas de preparo e adubação, preparo dos canteiros e semeadura das sementes para a produção de mudas de hortaliças, temperos e chás; Escolha das sementes e espécies de hortaliças a ser cultivadas de acordo com a época do ano; Transplante das mudas de hortaliças e chás para a produção orgânica; Escolha das sementes e espécies de hortaliças mais adequadas para a atual estação; As atividades terão o envolvimento de todos os estudantes de forma intercaladas; A cada duas semanas, uma turma vai para a horta durante 45 minutos para que todos participem e acompanhem o desenvolvimento das atividades; Preparo dos canteiros e semeadura das sementes para a produção de mudas de hortaliças, temperos e chás; Transplante das mudas e espaçamentos adequados para cada espécie; Acompanhar os alunos na preservação, limpeza do ambiente escolar e seu entorno.

     
Período da Execução da Ação: 05 de abril à 30 de junho de 2016.
Responsável pelas informações: Cristiane da Silva Sansigolo.
Local e data: Bom Jesus do Oeste, 10 de novembro de 2016.


















Comentários

EEBPSR disse…
Professora coordenadora do projeto: Rosilene Kuhn.